Stan Lee Media processa a Marvel!

Stan Lee é o responsável pela criação e co-criação de personagens como o Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, Homem de Ferro, Vingadores, Thor, Demolidor, X-Men e tantos outros. São praticamente todos os heróis criados durante a ascensão da Marvel, na década de 60.
A Stan Lee Media foi criada por Lee durante o boom das .com, com o intuito de trazer suas crias para o mundo da internet. Infelizmente o projeto não deu muito certo e acabou indo à falência após um escândalo no mercado de ações causado por Peter Paul, que era sócio de Lee na época. Agora a Stan Lee Media foi reestruturada por Jim Nestfield, que tomou o controle da empresa com o apoio de um grupo de investidores.
Nestfield afirma que Lee assinou um contrato de interesse co-criativo com a empresa, mas acontece que os mesmos direitos pertencem a Marvel, quem é efetivamente dona dos personagens.
"Stan Lee não está mais na companhia, mas o contrato continua intacto. Ele assinou e ainda está em vigor"Afirmou o novo presidente da Stan Lee Media, que disse que o próprio quadrinista pode ser chamado a depor caso o imbróglio chegue a Justiça.
Esse contrato daria direito a 50% de todo o faturamento conseguido com os super-heróis, incluindo gibis, filmes, desenhos e etc. O valor de 5 bilhões de dólares corresponde aos últimos três anos, já que a empresa não pode mais exigir os valores obtidos desde 1998.
A assessoria da Marvel Comics afirmou que Stan Lee, hoje presidente emérito da companhia, não apóia a decisão e não acredita que haja base legal para a ação. O roteirista inclusive estaria movendo um processo contra Jim Nestfield e os outros investidores, alegando que eles tomaram o controle da Stan Lee Media de forma ilegal.
Vale lembrar que em seu contrato com a Marvel nos anos 60 Stan Lee provavelmente cedeu todos os direitos sobre seus personagens criados para os gibis da empresa, ganhando apenas alguma espécie de lucro ou participação. Em 2005, Lee conseguiu na Justiça o direito de receber 10 milhões de dólares pelos lucros que a empresa conseguiu com as adaptações de seus personagens para o cinema.


<< Home